Perguntas e respostas frequentes

 

Dúvidas relacionadas a instrutoria:

 

Sendo treinando de um treinamento dos CDS posso atuar como instrutor de um ou mais treinamentos?

Sim.

 

Posso me inscrever em até quantos treinamentos como instrutor?

04 (quatro).

 

Uma vez qualificado, um instrutor permanecerá sempre nos CDS?

Sua permanência estará condicionada ao tempo de vigência do Edital de Seleção Interna de Instrutores que o credenciou e a avaliação do treinamento ministrado, que nunca deverá ser inferior a 75%. Duas notas inferiores implicam em descredenciamento. Poderão ser convocados mais de um instrutor para o mesmo treinamento.

 

 

Dúvidas relacionadas a inscrição nos treinamentos:

 

Pessoal temporário pode se inscrever como treinando ou instrutor?

Não.

 

Os servidores em estágio probatório pode se inscrever nos treinamentos?

Sim. O servidor em estágio probatório pode se inscrever para treinando, bem como para instrutor nos CDS.

 

Quando tenho resposta se minha inscrição foi acatada ou não?

A Coordenação dos CDS informa o aceite ou a recusa de todas as inscrições feitas em seus treinamentos com antecedência de 10 dias corridos, salvo condições excepcionais, onde a turma não é preenchida dentro desse período.

 

Há alguma conseqüência para a abandono, reprovação por motivo de freqüência insuficiente,  desistência depois de efetuada minha inscrição sem a devida comunicação à minha chefia imediata?

É necessário o ressarcimento integral ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, CNPJ: 10.838.653/0001-06, em cumprimento a Lei nº 8.112/90 e suas alterações, em eventos de capacitação nos seguintes casos: abandono; reprovação por motivo de freqüência insuficiente; desistência depois de efetuada minha inscrição sem a devida comunicação com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis à Coordenação do CDS, com anuência da chefia imediata.

 

Em qualquer das situações descritas, haverá o impedimento de participação em eventos futuros (exceto os treinamentos do Aperfeiçoamento de Ambientação), pelo período de 6 (seis) meses, a contar da data de encerramento da ação de capacitação.

 

 

Dúvidas relacionadas a obrigatoriedade dos treinamentos/aperfeiçoamento:

 

Os Aperfeiçoamentos são obrigatórios?

Depende. Para os servidores recém-contratados, o Aperfeiçoamento I é obrigatório. Para aqueles contratados a partir de 2008 e que não completaram a Ambientação Institucional, é obrigatório complementar a mesma. Para os demais servidores, o Aperfeiçoamento é o caminho para se obter progressão funcional por capacitação, especialmente para os técnico-administrativos.

 

Posso participar de um ou mais treinamento sem estar cadastrado em um Aperfeiçoamento?

Sim. Basta fazer o cadastro no Treinamento Isolado.

 

 

Dúvidas relacionadas a informação:

 

Como fico sabendo da abertura de um treinamento?

Assim que for aberta uma turma do treinamento em que está cadastrado, na região a qual pertence, enviamos um e-mail informando data, local e horário, bem como as demais orientações necessárias para que confirme sua presença e possa participar da capacitação.

 

Além disso, você pode se informar sobre toda a programação dos CDS através da agenda disponível nesse site.

 

Como faço para acessar o plano de aula e material do treinamento?

Acesse o treinamento desejado no link Treinamentos disponíveis e digite "upd1\" na frente do seu usuário e sua senha da intranet para acessar o plano de aula e material do treinamento.

 

 

Dúvidas relacionadas a participação no treinamento:

 

Servidores que estejam em usufruto de férias, licença ou afastamento poderão participar dos treinamentos?

Não. Os servidores em usufruto de férias somente poderão participar das turmas mediante suspensão ou reprogramação das mesmas, nos termos da legislação vigente e Portaria n 660/2009.

 

Posso participar de turmas fora da minha região?

A participação em turmas fora de sua região é permitida, desde que sua chefia imediata esteja de acordo e que haja vaga na turma em que pretende se inscrever. No entanto, não nos responsabilizamos em comunicá-lo da abertura dessas turmas, para se informar sobre toda a programação dos CDS é necessário acessar a agenda disponível no site.

 

Salientamos que os treinamentos dos Cursos de Desenvolvimento de Servidores (CDS) buscam atender os servidores em sua região de lotação no intuito de reduzir o desgaste com o translado e, quando for o caso, evitar onerar os campi com diárias e passagens.

 

Qual a quantidade de mínima de pessoas para que um treinamento aconteça?

10 pessoas. Sendo que a definição do quantitativo de servidores por treinamento visar, além dos aspectos didático-pedagógicos, também os custos previstos com a logística da ação de capacitação e a indisponiblidade de instrutores para todas as demandas, visto que a lei nos limita a um máximo de 120 horas anuais de atividades esporádicas.

 

 

Outras dúvidas:

 

É possivel agendar um treinamento para meu campus?

É meio complexo devido a definição do quantitativo de servidores por treinamento visar, além dos aspectos didático-pedagógicos, também os custos previstos com a logística da ação de capacitação e a indisponiblidade de instrutores para todas as demandas, visto que a lei nos limita a um máximo de 120 horas anuais de atividades esporádicas.

 

Adicionalmente, a realização de turmas exclusivas por Campus acarretaria na suspensão das atividades finalísticas nos dias das capacitações. Isto porque todos deveriam parar para fazer o referido treinamento.

 

As regiões (Central, Sul, Norte e Noroeste) foram pensadas buscando reduzir os deslocamentos dos participantes e quando possível as concessões de diárias; mas também viabilizar a troca de experiências e integração inter-campi.

 

A oferta dos treinamenos em localidades e datas diferentes ao longo do ano viabilizam o gerenciamento de cada Campus quanto a participação dos servidores, conforme especificidades de cada atividade, prioridade e etc. Não perdendo de vista que um mesmo treinamento poderá ser ofertado mais de uma vez por região.

 

A oferta dos treinamentos no período de férias dos discentes, busca dentre outros objetivos aproveitar a disponibilidade dos servidores que atuam em  áreas nas quais sua participação em outras épocas do ano fica prejudicada, em razão de compromissos com alunos, além é claro de manter a política institucional de capacitação continuada de servidores, conforme previsto no Decreto nº 5.707/2006;

 

Caso, no entanto, restem dificuldades para viabilizar a participação do número maior possível de servidores nos treinamentos, durante o mês de janeiro, sugerimos que sejam priorizadas as participações dos docentes, já que os demais servidores poderiam participar em outras datas ao longo do ano que se inicia.

 

Novos treinamentos podem ser inseridos variando da necessidade do IFES ou do Campus?

Sim.

  

Cursos com conteúdos similares, que fiz antes dos CDS poderão ter aproveitamento e dispensa de treinamentos?

Não. Ver modalidade de autotreinamento.

 

Cursos que eu fizer fora do plano dos CDS serão validados como carga horária dentro do Aperfeiçoamento como matérias optativas?

Não.